Atividades de apoio ao ensino doméstico / homeschooling e tardes livres regulares, às quartas-feiras, durante todo o ano letivo.
Estas sessões baseiam-se na metodologia de trabalho de projeto, uma abordagem pedagógica caracterizada pela promoção da autonomia e pela aquisição de competências transversais, sempre na natureza.
Benefícios:
14:00 - 17:30
Inscrição: 50€
Mensalidade: 100€
A Escola Lá Fora tem uma parceria com o serviço de transporte de crianças Rodinhas para o transporte até à Escola Lá Fora de Almada, com condições especiais para crianças inscritas em atividades da Escola Lá Fora.
Uma Forest School (Escola da Floresta) é um conjunto de atividades ao ar livre, de preferência numa floresta ou mata, e que privilegia o contacto com a natureza como sendo o contexto ideal para a aprendizagem das crianças.
Este modelo de aprendizagem baseia-se nas seguintes premissas:
Sim! As crianças que estão em contacto com a natureza em todas as estações do ano, que conseguem compreender os seus ciclos e as especificidades de cada um deles, são crianças despertas para o que as rodeia, curiosas e com uma consciência ambiental mais profunda.
Há muitos benefícios físicos em estar ao ar livre, como já foi dito. Além de tudo isso, o estar ao livre é fundamental para o reforço do sistema imunitário além de que, não estando fechadas numa sala a partilhar germes com outras crianças já é uma vantagem incrível.
Estar ao ar livre faz muito bem à saúde e queremos acabar com o estigma de que devemos proteger as crianças de todos os elementos. Apanhar sol é essencial -- a vitamina D ajuda a regular o sono e a reforçar o sistema imunitário. Apanhar chuva também -- desde que bem equipados não há qualquer desvantagem em estar no exterior, além de que tudo é mais divertido quando há poças de água.
Há ainda um benefício incrível, transversal a todas as condições climatéricas: crianças no exterior em atividades que promovam o exercício físico estão a combater o estilo de vida sedentário que está associado a um sem números de doenças (físicas e psicológicas)
Podíamos continuar a falar disto, vejam a nossa fundamentação científica.
Tudo! Tudo o que as crianças manifestarem interesse por aprender, sejam quanto pesa uma pinha ou como se sobe a uma árvore. Isto significa que estão a aprender conceitos matemáticos, física básica ou como usar o corpo. Todos eles são essenciais durante toda a vida.
Os profissionais envolvidos neste projeto têm valências diversas e, ao mesmo tempo, complementares – desde a educação infantil à certificação em Forest School Leader, passando pela ludicidade, reabilitação psicomotora e psicologia.
Roupa adequada aos elementos da estação. Basicamente, o que levariam para passear no parque. Quando estiver frio, a chover, precisam de estar preparados para isso. A boa notícia é que já existe uma imensidão de alternativas, fatos impermeáveis e galochas para todos os gostos.
As atividades variam consoante as necessidades e interesses de cada grupo. São atividades que pretendem responder ao desenvolvimento integral da criança sempre de acordo com a sua motivação. As atividades podem ser propostas pelas crianças e pelos adultos e contemplam a exploração do meio envolvente, a transformação do material natural a desafios motores. A subida às árvores e a cozinha de lama são as atividades com maior sucesso!