Conheça as nossas

Explorar Lá Fora

3 aos 12 anos - Lisboa, Almada

Sessões de 2 horas de atividades Forest School realizadas em período letivo. Estas sessões são desenvolvidas com uma periodicidade regular e poderão ser realizadas como:

Atividades extracurriculares realizadas como apoio às famílias em horário não letivo, com a periodicidade semanal desejada.

Atividades curriculares, realizadas em parceria com escolas e inseridas no plano curricular. Esta atividade acontece em tempo letivo e em parceria com o professor titular, contemplando uma periodicidade semanal ou quinzenal.

As sessões Explorar Lá Fora, pela sua consistência e duração ao longo do tempo, terão resultados significativos ao nível da gestão emocional, autoconfiança, capacidade de cooperação e indicadores de saúde física.

Pode efetuar a inscrição para o ano letivo de 2020/2021 e consultar o preçário.

Quarta-feira das 16:30 às 18:30

Preçário

Sessões de 2 horas de atividades Forest School dos 3 aos 12 anos em período letivo.
Valor mensal – Sessões por semana:

• 1 sessão: 45€
  • Inscrição e seguro anual: 45€

FAQs

Um modelo pedagógico é um conjunto de conhecimentos que orientam e sustentam uma prática educativa. São os pressupostos que servem de base a uma intervenção pedagógica e que estão bem documentados e testados.

Falamos de Forest School porque este é mesmo o nome do modelo pedagógico, tal como Waldorf, Montessori ou MEM são modelos pedagógicos.

Não serão efetuadas reposições de feriados nem de faltas das crianças, não estando também previstos ajustes na mensalidade em caso de ausência da criança.

Em caso de necessidade de cancelamento das atividades por razões não imputáveis à Escola Lá Fora (condições meteorológicas extremas e/ou condicionantes ao desenvolvimento das atividades em segurança) não serão efetuadas reposições nem ajustes na mensalidade.

Todas as sessões têm início com uma reunião de grande grupo, momento em que se define as atividades a realizar na sessão. O planeamento é feito de uma forma participada e as sessões têm continuidade. As atividades são realizadas e variam entre propostas feitas pelos adultos, pelas crianças e de exploração livre.

No final de cada sessão é realizado outro momento de grupo para reflexão e finalização da sessão.

Todas as ligações para os formulários de inscrição estão disponíveis aqui.

As atividades variam consoante as necessidades e interesses de cada grupo. São atividades que pretendem responder ao desenvolvimento integral da criança sempre de acordo com a sua motivação. As atividades podem ser propostas pelas crianças e pelos adultos e contemplam a exploração do meio envolvente, a transformação do material natural a desafios motores. A subida às árvores e a cozinha de lama são as atividades com maior sucesso!

Os grupos são heterogéneos, com crianças de 3-12 anos. Cada grupo tem aproximadamente 18 crianças, acompanhado por um(a) Líder Forest School e 2 assistentes.

A chuva não impede a realização das atividades. É importante todas as crianças terem equipamento e sapatos impermeáveis e, nesses dias, é colocada uma lona como abrigo. Acreditamos que é uma experiência positiva para todas as crianças.

Adquirem-se competências e conhecimentos que beneficiam o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional:

• Socioemocional: empatia, resiliência, saber lidar com a frustração;
  • Gerir e avaliar o risco com atividades e desafios motores;
  • Conhecer a natureza e a variação com as estações;
  • Exploração sensorial de materiais naturais; ligação à natureza com impacto a longo prazo;
  • Bem-estar físico e emocional, redução do nível de stress e combate ao sedentarismo.