Conheça as nossas

Aprender Lá Fora

3 aos 6 anos - Lisboa, Almada, Ericeira

Um conjunto de atividades em tempo integral, em período letivo e não letivo, e são desenvolvidas com o intuito de apoiar as famílias com crianças que não frequentam a escola, conseguindo promover deste modo o contacto com outras crianças no contexto do modelo pedagógico Forest School.

Este modelo de atividades pressupõe um modelo de acompanhamento individualizado do desenvolvimento de cada criança, elaborado em parceria com a família. Este plano tem em conta as diferentes áreas do desenvolvimento, as características individuais de cada criança e as observações elaboradas pela escola e pela sua família.

O Plano Individual é elaborado com a família semestralmente, como forma de garantir que o trabalho realizado pela Escola Lá Fora está em consonância com as necessidades e individualidade da criança e sua família.

É nossa preocupação garantir o desenvolvimento holístico da criança, não descurando nenhuma das suas áreas do seu desenvolvimento.

É possível efetuar a inscrição para a ano letivo de 2024/2025 e consultar o preçário. No caso de não haver vagas, é necessário ficar em lista de espera.

• Tempo inteiro: 08:30 às 17:30 (Lisboa e Almada)
  • Tempo inteiro: 09:00 às 17:00 (Ericeira)
  • Prolongamento: 17:30 às 18:30 (Lisboa e Almada)
Preçário

Para saber mais informações sobre o preçário, horário e algumas perguntas frequentes, basta consultar o nosso folheto informativo para Lisboa, Almada e Ericeira.

Temos parceiros de fornecimento de refeições em todas as localizações da Escola Lá Fora.

Como é um dia no Aprender Lá Fora?
  • 08:30 – 09:30 Acolhimento e brincadeira livre
  • 10:00 Reunião de grupo, planeamento do dia e snack da manhã
  • 10:30 – 12:00 Atividades
  • 12:00 Almoço
  • 13:00 – 15:00 Sesta / atividades para quem não dorme
  • 15:00 – Lanche
  • 16:00 – Regresso

Caso traga alimentação de casa, é necessário levar merenda para meio da manhã, almoço e lanche.

Caso pretenda que o almoço e o lanche sejam fornecidos por uma empresa parceira da Escola Lá Fora, deve apenas levar merenda para meio da manhã.

FAQs

Um modelo pedagógico é um conjunto de conhecimentos que orientam e sustentam uma prática educativa. São os pressupostos que servem de base a uma intervenção pedagógica e que estão bem documentados e testados.

Falamos de Forest School porque este é mesmo o nome do modelo pedagógico, tal como Waldorf, Montessori ou MEM são modelos pedagógicos.

Não. Apesar de o projeto educativo contemplar as orientações curriculares do Ministério da Educação para o pré-escolar, não somos considerados um pré-escolar formal.

As crianças são recebidas na floresta a partir das 8:30 e pelas 9:30, dão início ao seu dia com uma reunião de grupo. Este é um momento em que planeiam o seu dia. As atividades variam entre a brincadeira livre, atividades propostas pelas crianças e pelos adultos.

As crianças almoçam pelas 12:00 e, em seguida, existe o momento da sesta, para quem precisar.

O lanche é feito pelas 15:00 e a brincadeira continua até às 16:30, momento em que se prepara a deslocação das crianças para o ponto de recolha, quando aplicável.

Sim! Os únicos momentos em que recorremos ao nosso espaço interior acontecem quando precisamos de secar o equipamento ou no caso de as condições climáticas não serem seguras (por exemplo, no caso de ventos fortes).

As sestas são feitas na mata, perto da área das atividades. Cada criança traz o seu saco-cama, que é colocado em cima de uma lona. Quando existe possibilidade de chuva, é colocado um abrigo. Apenas em dias de chuva muito intensa ou de outras condições meteorológicas muito adversas é que a sesta é feita no espaço interior.

As atividades variam consoante as necessidades e interesses de cada grupo. No geral, pretendem responder ao desenvolvimento integral da criança, sempre de acordo com a sua motivação. São feitos planeamentos semanais com a participação de todos. As atividades propostas nunca são obrigatórias e existe sempre a possibilidade de escolher outras áreas de interesse, como a subida às árvores, desafios motores ou a cozinha de lama. O importante é a criança estar motivada na atividade que desempenha. A área de projeto também é desenvolvida de acordo com os temas que vão surgindo por parte das crianças, desafiando a sua criatividade e interesse em saber mais.

Como esta aprendizagem é focada no indivíduo e nas capacidades e interesses de cada um, achamos que não é necessário nem justificável agrupá-los por idades, pois todos têm alguma coisa a aprender uns com os outros e a idade não é um fator definitivo do desenvolvimento de cada criança. Está provado que é útil para as crianças mais novas aprender com as mais velhas mas que para as mais velhas também é essencial para a aprendizagem esse apoio às crianças mais novas - nunca aprendemos tão bem como quando o explicamos a alguém.

Podem ser trazidas de casa ou encomendadas aos nossos parceiros. Em Lisboa, as refeições são fornecidas pelo Sem Espiga enquanto que, em Almada e na Ericeira, podem ser fornecidas pelo Go Natural por um custo acrescido à mensalidade.

Todas as ligações para os formulários de inscrição estão disponíveis aqui.