Conheça as nossas

Férias Lá Fora

3 aos 12 anos - Lisboa, Almada, Ericeira

Apoio às famílias em período não letivo, para que as crianças passem as férias num ambiente natural, com atividades desafiantes.

Outono Lá Fora: 31 de outubro a 4 de novembro de 2023

Inverno Lá Fora: 18 a 22 de dezembro, de 27 a 29 de dezembro de 2023

Carnaval Lá Fora: 12 a 16 de fevereiro (exceto 13) de 2024

Primavera Lá Fora: 25 a 28 de março, 1 a 5 de abril, 22 a 24 de abril e 29 de abril a 3 de maio de 2024

Verão Lá Fora: 1 de julho a 9 de agosto, 2 a 6 de setembro de 2024

*As inscrições para o Verão Lá Fora abrem no início de maio. Para saberem no dia quando abrem as inscrições para uma atividade Lá Fora, o melhor é subscreverem a nossa newsletter, deslizando para o fundo da página.

(09:00 na Ericeira)

Preçário

Semanal: 160€ (seguro incluído)

Serviço de almoço e lanche disponível por um valor suplementar

Informação sobre as refeições

É necessário levar merenda para meio da manhã, almoço e lanche. O almoço deve ser levado em recipiente térmico já que as refeições são geralmente feitas ao ar livre.

Caso pretenda que o almoço e/ou lanche sejam fornecidos por uma empresa parceira da Escola Lá Fora, deve apenas levar merenda para meio da manhã e almoço/lanche.

FAQs

Um modelo pedagógico é um conjunto de conhecimentos que orientam e sustentam uma prática educativa. São os pressupostos que servem de base a uma intervenção pedagógica e que estão bem documentados e testados.

Falamos de Forest School porque este é mesmo o nome do modelo pedagógico, tal como Waldorf, Montessori ou MEM são modelos pedagógicos.

Sim! As crianças que estão em contacto com a natureza em todas as estações do ano, que conseguem compreender os seus ciclos e as especificidades de cada um deles, são crianças despertas para o que as rodeia, curiosas e com uma consciência ambiental mais profunda.
Há muitos benefícios físicos em estar ao ar livre, como já foi dito. Além de tudo isso, o estar ao livre é fundamental para o reforço do sistema imunitário além de que, não estando fechadas numa sala a partilhar germes com outras crianças já é uma vantagem incrível.

Acreditamos na ciência e na prevenção e consideramos que o plano de vacinação é uma questão de saúde pública e essencial a todas as crianças, por isso acreditamos em vacinas, sim!

Os lanches da manhã têm que ser trazidos de casa. O almoço e o lanche da tarde pode ser encomendado a uma empresa parceira da Escola Lá Fora, o Sem Espiga, por um custo adicional ou vir de casa, também.

As crianças, apesar de passarem bastante tempo em contexto natural, vivem inseridas em sociedade. Isso não muda por se andar numa Forest School e ainda bem. O que andar numa Forest School lhes dá é um conjunto de competências que lhes vão permitir enfrentar muito melhor os desafios de crescer. Entrar no 1º ciclo, por exemplo, é sempre um desafio para qualquer criança, ande numa Forest School ou não.
Acreditamos é que o facto de terem estado neste contexto, de terem ganho ferramentas essenciais que só a Forest School pode proporcionar, lhes permitiu adquirir uma bagagem de competências a todos os níveis que lhes dará a capacidade de se adaptarem a novos contextos da melhor forma possível!

As inscrições abrem cerca de dois meses antes da realização de cada edição das Férias Lá Fora.

É importante que a inscrição seja feita o mais rapidamente possível dado que a procura é muito elevada.

Por isso, aconselhamos a subscrição da newsletter no site, para que se possa receber o formulário de inscrição logo que fique disponível.

Caso não subscreva a newsletter, o formulário ficará disponível no site cerca de duas semanas depois.

Caso haja vagas disponíveis, receberá um e-mail com os dados de pagamento. Caso as vagas já estejam esgotadas, tal estará assinalado no formulário de inscrição.

Uma semana antes do início da atividade receberá outro e-mail com todas as informações relativamente ao material a trazer, localização e outros tópicos importantes.

Os formulários de inscrições de todas as atividades podem ser encontrados aqui.

Os grupos são heterogéneos, composto por crianças entre os 3 e os 12 anos. Cada grupo tem aproximadamente 18 crianças e é acompanhado por um/a Líder Forest School e dois/duas assistentes.

A chuva não impede a realização das atividades. É importante todas as crianças terem equipamento e sapatos impermeáveis e, nesses dias, é colocada uma lona como abrigo. Acreditamos que é uma experiência positiva para todas as crianças.

As atividades variam consoante as necessidades e interesses de cada grupo. São atividades que pretendem responder ao desenvolvimento integral da criança sempre de acordo com a sua motivação. O planeamento da semana é feito com a participação ativa de todos os elementos do grupo.

As atividades propostas nunca são obrigatórias e existe sempre a possibilidade de escolher outras áreas de interesse, como a subida às árvores, trabalho com ferramentas, desafios motores ou a cozinha de lama. O importante é a criança estar motivada na atividade que desempenha.

Adquirem-se competências e conhecimentos que beneficiam o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional:

• Socioemocional: empatia, resiliência, saber lidar com a frustração;
  • Gerir e avaliar o risco com atividades e desafios motores;
  • Conhecer a natureza e a variação com as estações;
  • Exploração sensorial de materiais naturais;
  • Criar uma relação com a natureza que vai ter impacto ao longo da vida;
  • Bem-estar físico e emocional, com redução do nível de stress e combate ao sedentarismo.