Acompanhe aqui os temas

O que acontece no Verão?
15 Julho 2024

O que acontece no Verão?

Já todos ouvimos alguém comentar que, durante as férias de verão, as crianças dão “saltos” incríveis, tanto a nível físico e fisiológico, como do seu desenvolvimento cognitivo e emocional. Talvez até já tenhamos visto isto com os nossos próprios olhos, mas porque acontece?

Um dos principais fatores é a exposição à luz solar. Já existem estudos que comprovam esta variação “sazonal” no crescimento das crianças, apesar de o efeito ser algo modesto e ainda não ser bem compreendido o mecanismo por detrás desta variação.

Outro motivo é que estamos mais atentos ao desenvolvimento das crianças, pois acompanhamo-las durante o dia inteiro, ao invés do que acontece durante o ano letivo, em que passam uma parte significativa do seu tempo na escola, fora do alcance do olhar observador das famílias.

As férias fazem bem ao cérebro

No entanto, apesar das incertezas, algumas coisas são inegáveis e têm vindo a ser estudadas em mais profundidade nos últimos anos. Segundo Margot Sunderland, psicóloga infantil britânica, durante as férias, nota-se um desenvolvimento mais rápido do cérebro. Isto acontece porque a criança vai treinar partes do cérebro que ativam uma sensação de bem-estar, um comportamento que é continuado.

Já o neurocientista Jaak Panksepp, defende que, durante o período de férias com a família, é possível comprovar uma interação entre três sistemas emocionais, a que ele chama de “Seeking System”, “Care System” e “Play System”. Essencialmente, estes sistemas estão associados ao entusiasmo, afeto e alegria e funcionam como músculos, ou seja, quanto mais forem treinados, mais fortes se tornam!

O cientista explica que, ao fortalecer estes sistemas, a criança estará a fomentar um desenvolvimento mais acelerado da zona do cérebro que é responsável pelo funcionamento cognitivo e pela inteligência social, e isto é tão importante que terá um impacto na criança ao longo de toda a sua vida.

Treino de competências

Não é preciso defender as férias… Ainda está para vir alguém que não seja um defensor acérrimo, mas a verdade é que têm imensos benefícios para além do mais óbvio para as famílias – não ter de trabalhar! As férias em família fortalecem os laços familiares, reforçando o entendimento e colaboração dos membros da família. Para a criança, isto traduz-se em mais autonomia e confiança para enfrentar o mundo, por toda a segurança adquirida com a família.

E qual a melhor forma de transmitir esta segurança e assegurar um desenvolvimento saudável para as crianças durante as férias? Antes de mais, privilegiando a brincadeira livre, uma atividade essencial para todas as crianças, que constitui todas as atividades lúdicas em que a criança assume o verdadeiro protagonismo, criando os seus jogos e tomando todas as decisões: como brincar, onde brincar e com quem brincar.

Para Rita Cordovil, cientista do desporto e professora no FMH em Lisboa, “este período proporciona oportunidades únicas de encontro, descoberta de novos ambientes e desafios e a partilha de interesses e emoções em atividades divertidas. No entanto, a gestão do tempo de férias nem sempre é fácil e por vezes é preciso fazer um esforço para sair de casa e evitar o sedentarismo”.

Numa entrevista à Fundação Francisco Manuel dos Santos, a cientista explica: “Muitas famílias tentam combater da melhor forma que conseguem o aumento do tempo de ecrã nesta altura. Manter os filhos afastados do telemóvel, da televisão, do tablet do computador pode ser um desafio complicado, mas é fundamental que as crianças continuem ativas durante as férias escolares”.

Surtos de crescimento

No geral, o Verão é uma estação quente e isso também tem um impacto no crescimento das crianças. Segundo um estudo publicado no International Journal of Pediatric Endocrinology em 2013, as crianças em idade escolar crescem mais nos mês mais quentes e isso deve-se a alguns fatores.

Antes de mais, estão muito expostas à Vitamina D, uma hormona do crescimento que é absorvida pela pele quando exposta ao sol e que é essencial para um crescimento ósseo saudável. Depois, o sono. Sem a obrigatoriedade de cumprir a ditadura do despertador, é habitual as crianças dormirem mais no verão. Já sabemos que é o sono que as faz crescer!

Por último, mais comida e menos stress. Normalmente, as crianças alimentam-se melhor, ganham mais apetite, e isso traduz-se em mais centímetros. E o stress, apesar de estar mais associado à idade adulta, não deixa de estar presente em todas as idades e, durante as férias, muito menos presente, o que tem um impacto muito positivo no bem-estar.

A única desvantagem é, quando o final das férias se aproxima, vemos a escola a chegar, e de repente, os sapatos não entram, as calças mal tapam os tornozelos e as mangas parecem ter encolhido na máquina!