A Escola Lá Fora é um lugar de brincadeira e aprendizagem na floresta.
Tal como acontece nas outras escolas, temos um modelo pedagógico. O nosso chama-se Forest School.
Mas de forma diferente das outras escolas, aqui tudo se passa Lá Fora: brincar, aprender, comer e até dormir a sesta.
A nossa equipa é composta por profissionais dedicados e credenciados com muitos anos de experiência na gestão e implementação de modelos pedagógicos em creches e jardins de infância, educação infantil, psicologia e motricidade.
Com esta Escola, pretendemos que todas as famílias que nos escolhem vejam as suas crianças ganhar uma ligação mais forte com a natureza, mais resiliência, confiança, independência e criatividade.
Temos um conjunto de princípios que regem a nossa visão da Escola Lá Fora e do que esperamos oferecer às nossas famílias. Cada criança tem características próprias e um ritmo de desenvolvimento próprio, e nós respeitamos isso a cada passo. No trabalho com as crianças, vemos a brincadeira livre como a forma mais completa de aprendizagem, respeitamos a liberdade da criança e valorizamos a criação de uma ligação com a natureza e a cooperação com o outro. A nossa missão é possibilitar que as crianças se desenvolvam num contexto natural, de respeito e de harmonia. Com isto em mente, agimos sempre com respeito pelo outro, pela preservação da natureza e de todos os seres vivos, promovemos um clima harmonioso de amizade, parceria e cooperação entre todos os envolvidos no projeto (profissionais, crianças e famílias) e promovemos a inclusão e a solidariedade.
Possibilitar que as crianças se desenvolvam num contexto natural, de respeito e de harmonia.
Ajudar a criar crianças mais autónomas, com um nível de desenvolvimento físico, cognitivo e emocional adequados e com mais capacidades para se adaptarem ao futuro, a todos os níveis. Adicionalmente, promover a utilização de práticas pedagógicas que privilegiem o contacto com a natureza, a brincadeira livre e o espírito democrático, possibilitando uma mudança de paradigma relativamente ao uso massificado de um modelo tradicional, passando assim a considerar as características únicas de cada criança, a potenciar as capacidades e qualidades de cada criança e contribuindo para o reforço do equilíbrio emocional das crianças e jovens.
Este projeto começou a três. Juntámos experiências distintas e criámos um conjunto de competências completo, que nos ajudou a dar forma a esta incursão na aprendizagem na natureza, sempre com o mesmo foco: criar oportunidades para ajudar a desenvolver crianças felizes e saudáveis. Entretanto, a equipa cresceu (agora, somos mais de 15!) e trouxe-nos mais aptidões e capacidades, sempre com o mesmo objetivo.
Uma associação sem fins lucrativos criada em 2019, com o objetivo de:
Elaborar, desenvolver, implementar e gerir projetos que contribuam para promover o desenvolvimento harmonioso, equilibrado e feliz das crianças num contexto de liberdade e autenticidade, promovendo a sua autonomia e cidadania.
A Associação Viver a Infância é uma associação sem fins lucrativos constituída em setembro de 2019 com o objetivo de elaborar, desenvolver, implementar e gerir projetos que contribuam para promover o desenvolvimento harmonioso, equilibrado e feliz das crianças num contexto de liberdade e autenticidade, promovendo a sua autonomia e cidadania.
A Associação é responsável pelo desenvolvimento do projeto Escola Lá Fora e Vamos Brincar na Rua, uma iniciativa que surgiu em setembro de 2018 e que foi criada para reforçar a vivência em comunidade e criar crianças felizes e saudáveis através de oportunidades de brincadeira livre e não estruturada, ao ar livre.
Atualmente, estas iniciativas decorrem na Freguesia de Alvalade, em Lisboa, e contam com encontros mensais nos Sítios Amigos de Brincar, os locais identificados como tendo o maior potencial lúdico e onde seja mais provável encontrar companheiros para brincar.
Com o Vamos Brincar na Rua, pretende-se que todos conheçam melhor o bairro onde vivem e as pessoas que o habitam, para que as crianças possam brincar em liberdade e segurança, e para promover mais atividade física, social, emocional e motora.
O Vamos Brincar na Rua também está no Facebook e Instagram e já foi apresentado em reportagens, podcasts e artigos de jornal.