Forest School é o modelo pedagógico que orienta a ação da Escola Lá Fora, significa "escola da floresta" e pressupõe que as atividades se realizem exclusivamente ao ar livre, na Natureza. O modelo Forest School é desenvolvido por profissionais especializados, com formação em líder Forest School, como forma de garantir a segurança e a qualidade pedagógica que o modelo preconiza.
O método Forest School surgiu na Escandinávia nos anos 1950 para colmatar a falta de estabelecimentos de educação pré-escolar. O primeiro registo remonta a um “Jardim Infantil em Movimento” criado por Ella Flatau na Dinamarca, em que as crianças faziam caminhadas diárias na floresta. Alguns anos depois, já era habitual encontrar escolas que levavam as crianças para o campo e, nas décadas de 1970 e 1980, era comum encontrar escolas da floresta por toda a Escandinávia. A Forest School tornou-se popular no Reino Unido nos anos 1990 como uma alternativa ao modelo estruturado existente.
Numa escola que siga o modelo Forest School, as crianças são encorajadas a explorar a natureza e a adquirir uma série de competências práticas. Com isto, pretende-se que tenham um desenvolvimento holístico, ou seja, que se abordem todas as áreas de desenvolvimento, de uma forma integrada. Para que isto aconteça, a aprendizagem acontece através da exploração e da brincadeira.
Quando se fala em “Forest School”, fala-se de uma localização específica – floresta, mata, um contexto natural. Mas este não é o único elemento que caracteriza esta abordagem. Na verdade, o método vai além da sua localização na natureza. Caracteriza-se também por ser um compromisso a longo prazo que deve abranger as quatro estações do ano, em que as crianças exploram e gerem riscos. Além disso, é uma abordagem focada na individualidade da criança.
Aqui, encoraja-se a criança a refletir sobre as suas ações, em como tudo funciona e em como as coisas estão relacionadas. Com isto, pretende-se que as crianças se tornem adultos resilientes, confiantes, independentes e ativos, com um forte desenvolvimento físico, social, cognitivo, linguístico, emocional. Além disso, a oportunidade de correr riscos permite o desenvolvimento da motivação inata das crianças e de atitudes positivas, recorrendo a ferramentas apropriadas.
Ensinam-se várias competências, disponibilizam-se materiais naturais e providenciam-se orientações, enquanto se encoraja a criança a escolher a sua própria direção. Estas competências incluem, por exemplo, a construção e utilização de ferramentas. Uma atividade típica seria a construção de um abrigo, que requer destreza, pensamento crítico e muito trabalho em equipa.
À medida que as crianças aprendem a gerir estas competências, aprendem a correr riscos em segurança, o que se acredita ser essencial para um desenvolvimento positivo na adolescência. Além disso, desenvolve-se uma consciência social, ensinando as crianças a cuidar e a proteger o mundo natural.
A ligação profunda com o meio natural é proporcionada através de atividades sensoriais que a natureza promove naturalmente, como a brincadeira com a terra e a lama. Os projetos desenvolvidos com o grupo partem de sugestões e de interesse específicos do grupo de crianças, o cuidado com a natureza e a sua preservação são temas recorrentes pois impactam a realidade do espaço onde vivem diariamente.
Algumas atividades típicas de uma Forest School:
E os benefícios? Vários estudos já demonstraram que as crianças passam cada vez menos tempo a brincar no exterior, o que acaba por se traduzir na falta de atividade física e num impacto negativo na saúde física e mental, podendo até vir a alterar o seu desenvolvimento físico na idade adulta. É inegável que as atividades ao ar livre são saudáveis para o corpo e a mente. E não só! Passar tempo na natureza ajuda a criar uma ligação com o entorno – as crianças passam a saber mais sobre a natureza e ficam mais envolvidas com o meio ambiente. Só podemos cuidar daquilo que conhecemos!
Fizemos uma lista resumida de alguns dos benefícios da abordagem Forest School:
Os projetos Forest School são assegurados por profissionais que mantêm o seu desenvolvimento profissional de forma continuada, usando um rácio elevado de adultos para crianças, sempre em conformidade com a legislação aplicável.
Para mais informação, achamos que estes vídeos ilustram muito bem o que se faz noutros países no domínio da Forest School.