Tudo o que é preciso saber

FAQs

Geral

Uma Forest School (Escola da Floresta) é um conjunto de atividades ao ar livre, de preferência numa floresta ou mata, e que privilegia o contacto com a natureza como sendo o contexto ideal para a aprendizagem das crianças.

Este modelo de aprendizagem baseia-se nas seguintes premissas:

  • Sessões frequentes e regulares de aprendizagem em espaços naturais, baseadas na observação e colaboração entre adultos e crianças;
  • Utilização de um ambiente natural ou de floresta que apoie o desenvolvimento de uma relação estreita entre a criança e a natureza, promovendo a exploração e descoberta e usando maioritariamente recursos naturais;
  • Promoção do desenvolvimento integral das crianças, para que se tornem resilientes, confiantes, independentes e criativas através do desenvolvimento físico, social, cognitivo, linguístico, emocional e social;
  • Criação de oportunidades para que as crianças possam assumir riscos e desenvolver a sua motivação inata e atitudes positivas, recorrendo a ferramentas adequadas;
  • O projeto é assegurado por profissionais que mantêm o seu desenvolvimento profissional de forma continuada e é usado um rácio elevado de adultos para crianças, sempre em conformidade com a certificação e legislação aplicável;
  • Os processos de aprendizagem focam-se na criança e o brincar livre é reconhecido como vital na aprendizagem e desenvolvimento, levando sempre em conta a individualidade de cada criança.

Um modelo pedagógico é um conjunto de conhecimentos que orientam e sustentam uma prática educativa. São os pressupostos que servem de base a uma intervenção pedagógica e que estão bem documentados e testados.

Falamos de Forest School porque este é mesmo o nome do modelo pedagógico, tal como Waldorf, Montessori ou MEM são modelos pedagógicos.

Nada disso! Esta é a designação oficial. Chamar-lhe outro nome seria o mesmo que traduzir Montessori ou Waldorf, se isso fosse possível.

Sim! As crianças em idade pré-escolar (3 aos 6 anos) podem frequentar a Escola Lá Fora todos os dias. Para crianças dos 0 aos 3, temos playgroups com o acompanhamento de um cuidador e uma vez por semana, temos atividades extracurriculares para crianças dos 3 aos 12 anos e parcerias com escolas.

Durante as pausas curriculares, temos programas de férias, em que também podem frequentar todos os dias!

A aprendizagem ao ar livre, na natureza, tem uma imensidão de benefícios, todos comprovados cientificamente. Estes são alguns dos que consideramos mais importantes:

  • Promoção da criatividade e resolução de problemas: Brincar na natureza promove o desenvolvimento adequado nos seguintes domínios: intelectual, emocional, social, espiritual e físico (Kellert, 2005);
  • Estimula a capacidade cognitiva - a exposição diária a contextos naturais aumenta a capacidade de concentração e estimula a capacidade cognitiva (Wells, 2000)
  • Melhora a performance académica – Estudos desenvolvidos nos EUA demonstram que as escolas que usam recreios na natureza ou formas de experienciar elementos naturais promovem melhores resultados em disciplinas como estudos sociais, ciências e matemática (American Institute for Research, 2005)
  • Reduz os sintomas de Síndrome de Défice de Atenção – O contacto com a natureza pode reduzir significativamente os sintomas de síndrome de défice de atenção em crianças com 5 anos (Kuo and Taylor, 2004)
  • Promove a atividade física – Crianças que têm acesso a ambientes naturais na escola são fisicamente mais ativas, mais despertas para a importância da alimentação, mais respeitadoras dos outros e mais criativas (Bell e Dyment, 2006)
  • Melhora o relacionamento social – As crianças têm maior facilidade no relacionamento com os pares, são mais saudáveis e mais felizes quando têm regularmente oportunidade de brincar livremente em ambientes naturais (Burdette e Whitaker, 2005)
  • Promove a autodisciplina – o acesso a espaços verdes proporciona a capacidade de autocontrolo e autodisciplina em crianças que vivem na cidade (Taylor, Kuoe Sullivan, 2001)
  • Reduz o stress – O acesso a contextos naturais apresentam resultados significativos na redução do stress nas crianças (Wells e Evans, 2003)

Na Forest School privilegiam-se os processos de aprendizagem, os interesses das crianças e a brincadeira livre. Esta última, é altamente valorizada como um meio, por excelência, de verdadeira aprendizagem.
Não queremos crianças sentadas, a aprender passivamente. Queremos crianças ativas, curiosas, com interesse pelos outros e pelo mundo que as rodeia, que saibam enfrentar dificuldades e superá-las, com uma conexão duradoura com a natureza, e que intervenham na comunidade em que estão inseridas!

Sim! As crianças que estão em contacto com a natureza em todas as estações do ano, que conseguem compreender os seus ciclos e as especificidades de cada um deles, são crianças despertas para o que as rodeia, curiosas e com uma consciência ambiental mais profunda.
Há muitos benefícios físicos em estar ao ar livre, como já foi dito. Além de tudo isso, o estar ao livre é fundamental para o reforço do sistema imunitário além de que, não estando fechadas numa sala a partilhar germes com outras crianças já é uma vantagem incrível.

Acreditamos na ciência e na prevenção e consideramos que o plano de vacinação é uma questão de saúde pública e essencial a todas as crianças, por isso acreditamos em vacinas, sim!

Os lanches da manhã têm que ser trazidos de casa. O almoço e o lanche da tarde pode ser encomendado a uma empresa parceira da Escola Lá Fora, o Sem Espiga, por um custo adicional ou vir de casa, também.

Estar ao ar livre faz muito bem à saúde e queremos acabar com o estigma de que devemos proteger as crianças de todos os elementos. Apanhar sol é essencial -- a vitamina D ajuda a regular o sono e a reforçar o sistema imunitário. Apanhar chuva também -- desde que bem equipados não há qualquer desvantagem em estar no exterior, além de que tudo é mais divertido quando há poças de água.
Há ainda um benefício incrível, transversal a todas as condições climatéricas: crianças no exterior em atividades que promovam o exercício físico estão a combater o estilo de vida sedentário que está associado a um sem números de doenças (físicas e psicológicas)
Podíamos continuar a falar disto, vejam a nossa fundamentação científica.

As crianças, apesar de passarem bastante tempo em contexto natural, vivem inseridas em sociedade. Isso não muda por se andar numa Forest School e ainda bem. O que andar numa Forest School lhes dá é um conjunto de competências que lhes vão permitir enfrentar muito melhor os desafios de crescer. Entrar no 1º ciclo, por exemplo, é sempre um desafio para qualquer criança, ande numa Forest School ou não.
Acreditamos é que o facto de terem estado neste contexto, de terem ganho ferramentas essenciais que só a Forest School pode proporcionar, lhes permitiu adquirir uma bagagem de competências a todos os níveis que lhes dará a capacidade de se adaptarem a novos contextos da melhor forma possível!

Tudo! Tudo o que as crianças manifestarem interesse por aprender, sejam quanto pesa uma pinha ou como se sobe a uma árvore. Isto significa que estão a aprender conceitos matemáticos, física básica ou como usar o corpo. Todos eles são essenciais durante toda a vida.

A natureza oferece os melhores brinquedos que existem: pedras, paus, terra e folhas. Estes permitem que apenas a imaginação seja a fronteira de cada brincadeira, e todos sabemos que a imaginação é infinita!
Além disso, acreditamos que podemos construir aquilo que queremos ter, sejam brinquedos, casotas, abrigos e tudo o que a imaginação ditar.

Como esta aprendizagem é focada no indivíduo e nas capacidades e interesses de cada um, achamos que não é necessário nem justificável agrupá-los por idades, pois todos têm alguma coisa a aprender uns com os outros e a idade não é um fator definitivo do desenvolvimento de cada criança. Está provado que é útil para as crianças mais novas aprender com as mais velhas mas que para as mais velhas também é essencial para a aprendizagem esse apoio às crianças mais novas - nunca aprendemos tão bem como quando o explicamos a alguém.

Os profissionais envolvidos neste projeto têm valências diversas e, ao mesmo tempo, complementares – desde a educação infantil à certificação em Forest School Leader, passando pela ludicidade, reabilitação psicomotora e psicologia.

Roupa adequada aos elementos da estação. Basicamente, o que levariam para passear no parque. Quando estiver frio, a chover, precisam de estar preparados para isso. A boa notícia é que já existe uma imensidão de alternativas, fatos impermeáveis e galochas para todos os gostos.

Aprender Lá Fora (3 aos 6 anos)

Não. Apesar de o projeto educativo contemplar as orientações curriculares do Ministério da Educação para o pré-escolar, não somos considerados um pré-escolar formal.

As crianças são recebidas na floresta a partir das 8:30 e pelas 9:30, dão início ao seu dia com uma reunião de grupo. Este é um momento em que planeiam o seu dia. As atividades variam entre a brincadeira livre, atividades propostas pelas crianças e pelos adultos.

As crianças almoçam pelas 12:00 e, em seguida, existe o momento da sesta, para quem precisar.

O lanche é feito pelas 15:00 e a brincadeira continua até às 16:30, momento em que se prepara a deslocação das crianças para o ponto de recolha, quando aplicável.

Sim! Os únicos momentos em que recorremos ao nosso espaço interior acontecem quando precisamos de secar o equipamento ou no caso de as condições climáticas não serem seguras (por exemplo, no caso de ventos fortes).

As sestas são feitas na mata, perto da área das atividades. Cada criança traz o seu saco-cama, que é colocado em cima de uma lona. Quando existe possibilidade de chuva, é colocado um abrigo. Apenas em dias de chuva muito intensa ou de outras condições meteorológicas muito adversas é que a sesta é feita no espaço interior.

As atividades variam consoante as necessidades e interesses de cada grupo. No geral, pretendem responder ao desenvolvimento integral da criança, sempre de acordo com a sua motivação. São feitos planeamentos semanais com a participação de todos. As atividades propostas nunca são obrigatórias e existe sempre a possibilidade de escolher outras áreas de interesse, como a subida às árvores, desafios motores ou a cozinha de lama. O importante é a criança estar motivada na atividade que desempenha. A área de projeto também é desenvolvida de acordo com os temas que vão surgindo por parte das crianças, desafiando a sua criatividade e interesse em saber mais.

Como esta aprendizagem é focada no indivíduo e nas capacidades e interesses de cada um, achamos que não é necessário nem justificável agrupá-los por idades, pois todos têm alguma coisa a aprender uns com os outros e a idade não é um fator definitivo do desenvolvimento de cada criança. Está provado que é útil para as crianças mais novas aprender com as mais velhas mas que para as mais velhas também é essencial para a aprendizagem esse apoio às crianças mais novas - nunca aprendemos tão bem como quando o explicamos a alguém.

Podem ser trazidas de casa ou encomendadas aos nossos parceiros. Em Lisboa, as refeições são fornecidas pelo Sem Espiga enquanto que, em Almada e na Ericeira, podem ser fornecidas pelo Go Natural por um custo acrescido à mensalidade.

Todas as ligações para os formulários de inscrição estão disponíveis aqui.

Explorar Lá Fora (3 aos 12 anos)

Não serão efetuadas reposições de feriados nem de faltas das crianças, não estando também previstos ajustes na mensalidade em caso de ausência da criança.

Em caso de necessidade de cancelamento das atividades por razões não imputáveis à Escola Lá Fora (condições meteorológicas extremas e/ou condicionantes ao desenvolvimento das atividades em segurança) não serão efetuadas reposições nem ajustes na mensalidade.

Todas as sessões têm início com uma reunião de grande grupo, momento em que se define as atividades a realizar na sessão. O planeamento é feito de uma forma participada e as sessões têm continuidade. As atividades são realizadas e variam entre propostas feitas pelos adultos, pelas crianças e de exploração livre.

No final de cada sessão é realizado outro momento de grupo para reflexão e finalização da sessão.

Todas as ligações para os formulários de inscrição estão disponíveis aqui.

As atividades variam consoante as necessidades e interesses de cada grupo. São atividades que pretendem responder ao desenvolvimento integral da criança sempre de acordo com a sua motivação. As atividades podem ser propostas pelas crianças e pelos adultos e contemplam a exploração do meio envolvente, a transformação do material natural a desafios motores. A subida às árvores e a cozinha de lama são as atividades com maior sucesso!

Os grupos são heterogéneos, com crianças de 3-12 anos. Cada grupo tem aproximadamente 18 crianças, acompanhado por um(a) Líder Forest School e 2 assistentes.

A chuva não impede a realização das atividades. É importante todas as crianças terem equipamento e sapatos impermeáveis e, nesses dias, é colocada uma lona como abrigo. Acreditamos que é uma experiência positiva para todas as crianças.

Adquirem-se competências e conhecimentos que beneficiam o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional:

  • Socioemocional: empatia, resiliência, saber lidar com a frustração;
  • Gerir e avaliar o risco com atividades e desafios motores;
  • Conhecer a natureza e a variação com as estações;
  • Exploração sensorial de materiais naturais; ligação à natureza com impacto a longo prazo;
  • Bem-estar físico e emocional, redução do nível de stress e combate ao sedentarismo.

Bebés Lá Fora (0 aos 3 anos)

Não serão efetuadas reposições de feriados nem de faltas das crianças, não estando também previstos ajustes na mensalidade em caso de ausência da criança.

Em caso de necessidade de cancelamento das atividades por razões não imputáveis à Escola Lá Fora (condições meteorológicas extremas e/ou condicionantes ao desenvolvimento das atividades em segurança) não serão efetuadas reposições nem ajustes na mensalidade.

Todas as ligações para os formulários de inscrição estão disponíveis aqui.

Idealmente não, uma vez que aumenta o número de pessoas por grupo e torna o espaço mais confuso.

As sessões são planeadas por um(a) Líder Forest School com o apoio de um(a) assistente.

O objetivo das sessões é oferecer experiências exploratórias e desafiantes na natureza e, simultaneamente, criar uma rede de apoio para os cuidadores.

A sessão decorre sempre no mesmo espaço da mata, que é preparado em função do grupo de bebés, sempre com novos desafios e propostas para dar resposta às características e necessidades de cada um.

A exploração é feita livremente por cada bebé e no final de cada sessão existe um momento de grupo, onde se ouve uma história e se termina a sessão.

Os cuidadores devem supervisionar os seus bebés, aproveitando para observar como exploram o mundo.

Acreditamos que é importante a exploração livre e autónoma, sem orientações excessivas, para que os bebés se desenvolvam em harmonia e para que conheçam o mundo que os rodeia.

Devem também aproveitar as sessões para partilhar experiências com os adultos e esclarecer dúvidas ou partilhar preocupações com os profissionais que acompanham as sessões.

Os grupos são compostos por cerca de 12 crianças.

A chuva não impede a realização das atividades! É importante todas as crianças terem equipamento e sapatos impermeáveis e, nesses dias, é colocada uma lona como abrigo. Acreditamos que é uma experiência positiva para todos!

Férias Lá Fora (3 aos 12 anos)

As inscrições abrem cerca de dois meses antes da realização de cada edição das Férias Lá Fora.

É importante que a inscrição seja feita o mais rapidamente possível dado que a procura é muito elevada.

Por isso, aconselhamos a subscrição da newsletter no site, para que se possa receber o formulário de inscrição logo que fique disponível.

Caso não subscreva a newsletter, o formulário ficará disponível no site cerca de duas semanas depois.

Caso haja vagas disponíveis, receberá um e-mail com os dados de pagamento. Caso as vagas já estejam esgotadas, tal estará assinalado no formulário de inscrição.

Uma semana antes do início da atividade receberá outro e-mail com todas as informações relativamente ao material a trazer, localização e outros tópicos importantes.

Os formulários de inscrições de todas as atividades podem ser encontrados aqui.

Os grupos são heterogéneos, composto por crianças entre os 3 e os 12 anos. Cada grupo tem aproximadamente 18 crianças e é acompanhado por um/a Líder Forest School e dois/duas assistentes.

A chuva não impede a realização das atividades. É importante todas as crianças terem equipamento e sapatos impermeáveis e, nesses dias, é colocada uma lona como abrigo. Acreditamos que é uma experiência positiva para todas as crianças.

As atividades variam consoante as necessidades e interesses de cada grupo. São atividades que pretendem responder ao desenvolvimento integral da criança sempre de acordo com a sua motivação. O planeamento da semana é feito com a participação ativa de todos os elementos do grupo.

As atividades propostas nunca são obrigatórias e existe sempre a possibilidade de escolher outras áreas de interesse, como a subida às árvores, trabalho com ferramentas, desafios motores ou a cozinha de lama. O importante é a criança estar motivada na atividade que desempenha.

Adquirem-se competências e conhecimentos que beneficiam o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional:

  • Socioemocional: empatia, resiliência, saber lidar com a frustração;
  • Gerir e avaliar o risco com atividades e desafios motores;
  • Conhecer a natureza e a variação com as estações;
  • Exploração sensorial de materiais naturais;
  • Criar uma relação com a natureza que vai ter impacto ao longo da vida;
  • Bem-estar físico e emocional, com redução do nível de stress e combate ao sedentarismo.
Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.